Fractura eXposta

Wednesday, April 26, 2006

Fractura fraquinho

Nestes últimos tempos muito se tem discutido por aqui acerca da alegada baixa de qualidade do ex-mui respeitável "Fractura Exposta".
"Já não é o que era", "Prometeu tanto e agora isto..." são algumas das opiniões que muitos dos Fracturantes fazem ouvir nos sempre respeitáveis e polémicos comments...
Ora eu resolvi matutar e deitar-me sobre esta questão (já que não consigo deitar-me antes com uma rapariga) e analisar as razões para o facto deste blog, outrora fervilhando de criatividade e polémica, estar, em linguagem técnico-científica: "fraquinho..."

1- a primeira razão, e talvez a mais importante é o facto de, felizmente, os últimos tempos terem sido de férias para os alunos da sempre prestigiada FML. Senão veja-se... semana e meia de férias de Páscoa, junta-se fim de semana prolongado do 25 de Abril (sempre!) e isto resulta em menos que uma mão cheia de dias de aulas (oohhhh, lamenta-se o estimado leitor manifestando toda a sua decepção com tal constatação)...
2- outra razão prende-se com o facto de, ultimamente, não se terem verificado situações de grande ridicularidade a que o Fractura se pudesse agarrar para efectuar o seu humor (se é que assim podemos dizer...). De frisar que o tema "Campaínhas de bicicleta roxas" apesar da sua incontestada incompreensibilidade não constituía matéria prima suficiente para construír um post, digamos assim, digno...
3- cansaço. Creio ser esta outra das razões para a diminuição de actividade. Parece que não, mas manter um blog cansa. Especialmente quando tudo o que se escreve (quer seja mau, como foi, quer seja inofensivo) seja constantemente posto em causa. Nós também temos orais de anatomia para fazer, mini-testes de BMC para estudar, seminários para preparar e, sinceramente, neste momento, para os autores deste blog, escrever aqui perdeu muito do seu prazer inicial (o Amukinado inclusivamente costumava comparar a elaboração dum post a um orgasmo... hoje em dia não passa de um pesadelo sexual com a nossa querida regente de BMC).
4- os comportamentos infelizes de alguns dos intervenientes do blog. Eu, em primeiro lugar, como já assumi mas muitos outros anónimos (que tanto nos pedem para mostrar a cara) e que cuja contribuição/crítica para melhorar este blog é igual ao nível de utilidade da "saudosa" Bioestatística. Nós nunca apagámos comentários. Talvez por termos uma cultura democrática (algo que se comemora muito por estes dias e que faz falta a muito boa gente...). Nem mesmo quando estes se tratavam de ameaças físicas absurdas ou do mero insulto baixo. Ou mesmo quando se tratou do ataque inqualificável a um colega nosso que, curiosamente, até é inocente e não tem culpa de não ser da mesma raça que os demais mui honrosos estudantes de Medicina. O que se passou aqui não foi bonito e penso que é uma das mais fortes razões para a perda do entusiasmo dos bloggers e do interesse dos commenters-não-interessados-numa-polémica.
5- o meu "retiro", que apesar de continuar a achar que foi a opção mais correcta, privou este blog por algum tempo de alguém que tinha escrito aproximadamente 3/4 dos textos aqui publicados...

Em suma, o Fractura passou por tempos difíceis. Pensámos inclusivamente em fechar a loja ou prosseguirmos noutro blog (mais íntimo). Isso nunca esteve tão perto. Contudo, decidimos seguir com o barco. Talvez por sabermos que ainda existe gente que gosta do que escrevemos, talvez por sabermos que este blog é uma forma priveligiada de mostrarmos o que pensamos e fazermos algo que muito nos apraz: escrever, talvez por sabermos que não encontraríamos tão facilmente outro escape e outras audiências para as parvoíces que para aqui vomitamos (parece-me tão apropriado este termo), ou talvez por sermos teimosos, perfeitamente casmurros que não gostam de dar o braço a torçer e continuar a lutar por aquilo em que acreditamos e no que nos sentimos bem a fazer (não sei se isso também nos invalida de um dia poder vir a ser médicos...)
Quanto a mim, o retiro acabou. Pensei em desistir, até porque não preciso disto para nada. Mas desistir não faz, nem nunca fez, parte da minha personalidade... Já reflecti sobre os erros que cometi e fica a promessa de tentar ser mais racional no que escrevo. Agora, pelos momentos difíceis por que o blog passou, e visto as formidáveis pessoas que me dão a honra de escrever com eles, achei que não era hora de abandonar o barco.
Quanto a vós, caríssimos leitores, apelo apenas a que todos possam fazer deste sítio um local melhor, com muita mais qualidade (volto a dizer, a crítica- desde que construtiva- e a sugestão é sempre bem vinda...)

Por agora não esperem muita mais actividade... Afinal...
CHEGARAM AS OLIMPÍADAS...
(volto para a semana, se o fígado deixar!)

2 Comments:

  • bem dito bem dito. tb tenho a minha opiniao acerca do assunto-cujo-tema-nao-deve-mais-sob-circunstancia-alguma-ser-mencionado, e tenho ainda outra opiniao sobre este tao prestigiado blog, daí que me apraz de alegria o seu regresso, bem haja Sr. Saucer.
    aguardarei claudicando em frente do meu Personal Computer (o vulgo PC) o seu retorno.
    Até mais...

    By Anonymous Anonymous, at 27 April, 2006 00:03  

  • ;)

    By Blogger Jingle, at 02 May, 2006 01:27  

Post a Comment

<< Home