Fractura eXposta

Saturday, May 03, 2008

OSCELIMPÍADAS- Estação nº 3

PROTOCOLO DE PEQUENO ALMOÇO

1) O olímpico deve sempre cumprimentar, apresentar-se e explicar o que vai executar.

2) Embora cada um deva adoptar uma rotina no que respeita às Olimpíadas, é importante estar preparado para alterá-la caso as circunstâncias olímpicas assim o exijam.

3) Se tiver bebido muito na noite anterior e disser “só vou dormir uma horinha antes de ir ao pequeno-almoço…”. Esqueça, nunca vai conseguir levantar-se.

4) Dirija-se para o hall do hotel algures entre as 8 e as 11 da manhã.

5) Sente-se confortavelmente e eventualmente ajude a sentar algum dos seus amigos que se encontre visivelmente debilitado.

6) Questione os seus amigos sobre a data da última ingestão e eventuais emeses desencadeadas desde então. Não se esqueça que o procedimento de pequeno-almoço cairá melhor se não tiver existido uma prévia ingesta de álcool.

7) Inspeccione e observe as diversas mesas de comida, antes de fazer as suas escolhas. Calce 3 pares de guardanapos


8) Seja sistemático nas acções a efectuar, procurando não deixar nada por provar:
- Um pouco de café para acordar ou por simples saudades
- Bacon e ovos para alimentar o pneu

- Retire o 1º par de guardanapos
- “Aquela merda que parecem sobremesas” mas que afinal é iogurte
- Fruta (é mesmo a única forma de comer coisas destas nas olimpíadas…)
- Mais café (desta vez pode ser com leite…)
- Croissaints mistos
- Um suminho de laranja para refrescar
- Uma salsicha (nada de conotações sexuais…)

- Retire o 2º par de guardanapos
- Minibolinhos
- Café

9) Depois de ter ingerido cerca de 167394 Kcal, verifique a existência de um possível pneu supra-numerário.

10) Arrote como um homem enquanto afaga a barriga com a mão dominante e coça a micose com a outra.

11) Use o par de guardanapos que sobra para encher os bolsos de toda a comida que puder… Provavelmente não vai voltar a comer nada até ao jantar.

12) No final do procedimento deverá dizer que já terminou, troque impressões sobre os resultados obtidos e, caso não volte a questioná-lo nem queira executar nenhum outro gesto olímpico, recolha ao seu quarto para dormir até meio da tarde e despeça-se cordialmente.

14 Comments:

  • pronto, tão a ver? agora já gostei... um post que realmente se adequa a todo o olímpico! custa assim tanto não causar alvoroço desnecessário?

    By Anonymous Anonymous, at 04 May, 2008 00:20  

  • Vai e apanhar morangos pa espanha! Ninguem ta aki para dizer coisas k tu axes "giras".

    By Anonymous Anonymous, at 04 May, 2008 01:14  

  • anonimo das 00:20, se para o ano voces tiverem osce (ouvi dizer que vai acabar..), ainda vais achar mais piada a estes posts! nao ridicularizam so as olimpiadas, fazem o mesmo com os protocolos do osce.. espectacular :D

    By Anonymous Anonymous, at 04 May, 2008 01:40  

  • (como o Diogo Medina nao vai ler mais o post onde comentou, pode ser que leia este):

    se a CODM tem mapas e sabe a velocidade a que os autocarros andam, pk é que disse, no mail que enviou ao pessoal, que a viagem seria de 4h30m com duas paragens? mentiu pk? o atraso dos autocarros que referiste foi para o pessoal dos autocarros das 13h30, pk os das 11.30, como o meu, partiram as...13.30! o que plas minhas contas sao 2horas de atraso. o que foi referido, e muito bem, é que pagamos todos o mesmo, mas so alguns é que ficaram nas casinhas (aleatoriamente, claro...), que custavam cerca de mais 100 euros (cem!!!) que o comum dos apartamentos que as outras pessoas pagaram. ou seja, andamos todos a pagar as casinhas do pessoal da CODM e do 6o ano. Isto para nao me meter aqui noutros pormenores, como ter sido o ano que teve menos patrocinios de sempre, mas isso ate aceito que seja cada vez mais complicado.

    By Anonymous Anonymous, at 04 May, 2008 13:11  

  • Preferia, a bem da seriedade da discussão, que te tivesses identificado, mas mesmo assim responder-te-ei. Não numa óptica de justificação, mas sim de diálogo, para que tu e todos entendam os bastidores do que foram as olimpx deste ano.

    1. a CODM nunca disse que a viagem seria de 4h30m. Passo a transcrever o e-mail que vos foi enviado «a viagem de carro demorou 4,30h sendo cerca de 500Km. Pelo que nos foi referido pelo responsáveis dos autocarros que a viagem irá demorar 6 horas, com 2 paragens». Em retrospectiva, a CODM transmitiu informações falsas, sim, no que respeita à distância à praia, que era de 1km e não 0.4km, como havia sido dito. Não foi da minha responsabilidade pessoal, mas estou apenas a referi-lo para que tudo fique bem esclarecio.

    2. Os autocarros estavam distribuídos em time slots de uma hora. Como tal, os das 11:30 estavam programados para partir até ás 12:30, os das 12:30 até às 13:30, e os das 13:30 até às 14:30 (estando o último cheio e pronto a partir às 15:10). O atraso deveu-se em parte ao problema que foi o hospital este ano não ter autorizado a entrada de mais de um autocarro em simultâneo no recinto, como vinha sendo hábito. Para além do mais, o HSM não fez comunicar o pedido (que tinha sido feito por nós e aceite há 2 meses atrás) ao chefe dos seguranças, pelo que o tivemos de fazer nós, sendo que a esta autorização foi apenas transmitida aos seguranças do portão pelo seu chefe às 12:00, resultando em mais 30 mins de atraso adicional. De resto, se tens alguma noção do que é coordenar cerca de 1000 pessoas e seus pedidos especiais para ir com os amigos e etc, de certo compreenderás os restates 30mins de atraso adicional no teu caso (face ao limite das 12:30 do teu time slot).

    3. O hotel cedo nos informou de que não teria condições para acolher a totalidade dos inscritos apenas nos apartamentos (como inicialmente planeado), pelo que tivémos que recorrer aos bungalows. A distribuição foi feita segundo pedidos de proximidade face a outros quartos (estes, por ser mais fácil, foram colocados "de enfiada" em filas de apartamentos), os que não tinham pedidos ou ficaram em bungalows ou em apartamentos, e nos remanescentes inscritos achou-se por bem privilegiar o 6º ano, sendo as suas últimas olimpíadas (é discutível, mas pronto). Posto isto, se não havia possibilidade de alojar todos em apartamentos, poderá não ter sido justo dividir os custos por todos, mas tão pouco seria justo fazer aqueles que ficariam em condições diferentes pagar mais por isso. Em todo o caso, que fique claro que nenhuma habitação custou mais 100€ que outra. A CODM pagou ao hotel pela totalidade de unidades de 4 necessárias para alojar a quantidade de indivíduos inscritos. Este é que nos disse "ok, então ficam tantos em casinhas, tantos em T1 e tantos em T2".
    Entraste na casa da CODM? Caso não tenhas percebido, a nossa casa era um armazém de sumos, águas e batatas do chão ao tecto, em que apenas uma das nossas 3 cozinhas foi deixada limpa (sem caixas) para os elementos da CODM poderem fazer as suas refeições. Que privilégio o meu, nem me apercebi, caramba...

    4. Reparaste nos banners que tinham os logos dos patrocínios? Está à vontade para te deslocar à AE e ver os posters de anos anteriores (que estão lá afixados) e verás que foi o ano com mais apoios até à data. Sentimos bastantes dificuldades sobretudo no que toca a apoios alimentares, pois as empresas portuguesas não queriam apoiar uma inicativa fora de fronteiras, salvaguardando a qualidade do seu produto. No entanto, para acobertar esta situação, procurámos apoios também em espanha, tendo mais de 9000 bolos entre outros produtos. Este NÃO foi o ano com menos patrocínios de sempre. Mas pra variar, "first come first served". É sabido que quando há alguma coisa na barraca o pessoal vai ao "saque" e às mãos cheias. Talvez por isso não tenhas visto o que havia.

    Mais uma vez desculpem o tom, it's not on purpose...

    By Blogger Diogo Medina, at 04 May, 2008 14:00  

  • hum... uma das bandeiras de apoio para escolher cadiz era de que poderiamos reeditar as super-olimpiadas de pedras del rey, que eram em casinhas, era muito mais giro, e em cadiz poderia ser tudo espectacular como nas casinhas de pedras del rey, em que se passeava e entrava plas janelas das casas do pessoal e etc...e agora dizes-me que as casinhas so foram usadas porque nao cabia toda a gente nos apartamentos? e agora vou-te ser muito sincero, vou-te dizer como acho que se passou, e ate tenho quase a certeza que se se passou assim, te passou ao lado: o pessoal realmente interessado, 6o ano nomeadamente, quis fazer as suas ultimas olimpiadas como queria, em casinhas. pressionou para que se realizassem em cadiz, deu aqueles argumentos que citei em cima, talvez ate ja consciente de que so alguns (eles) poderiam ficar nas tais casinhas, e manipularam as coisas de forma a que: 1- fomos para onde eles queriam, 2- duma forma que so eles usufruiram daquilo que proclamavam. ate concordo contigo que se calhar as casinhas nao eram la grande privilegio, nao esta isso em causa, esta em causa que fomos para um sitio muito mais longe, cujas vantagens e desvantagens estao fartas de ser discutidas, e o maior pretexto para que isso acontecesse, foi aldrabado. tambem sei que me vais dizer que a decisao foi da CODM, que nao houve pressoes e etc, mas todos sabemos como as coisas funcionam, ha quem tenha mais poder que outros, havendo outros ate que nem sequer sao ouvidos... Termino, para que percebas que isto nao se trata de uma critica gratuita e destrutiva, por elogiar o trabalho da CODM, que sei que trabalhou que se fartou, talvez ate usufruindo menos das olimpiadas que os restantes, e que se alguma coisa correu mal, como aquelas que descrevi, nao foram por mal, e que agiram sempre de boa fe e que tudo corresse plo melhor. eu, pessoalmente, nao era capaz. parabens e obrigado

    By Anonymous Anonymous, at 04 May, 2008 16:16  

  • Boa tarde,
    Chamo-me André de Medeiros Grenho, aluno nº 3392 do actual 5º ano, elemento da CODM das XV Olimpíadas de Medicina (e também da CODM das XIV Olimpíadas de Medicina).

    Gostaria apenas de aqui deixar uma breve nota em relação ao último post, colocado a 04 Maio de 2008, às 16:16.

    Agradeço, em primeiro lugar e em nome de todos os colegas da CODM, o elogio que fazes ao dizer que reconheces o nosso trabalho. A satisfação dos participantes e a diversão dos mesmos é o motivo que nos leva a aceitar este cargo.

    Em relação a toda a questão dos apartamentos/bungalows quero só dizer-te que o 6º ano não teve mais peso sobre a decisão tomada em relação ao local do que qualquer outro ano do curso. Todas as pessoas que quiseram votar na poll votaram e foi essa a base que foi utilizada para se tomar uma decisão.

    Para além disso digo-te ainda que o 6º ano não preencheu na totalidade os bungalows colocados à disposição das olimpíadas, sendo que elementos do 5º e 4º ano também lá ficaram colocados, por sorteio.

    Se quiseres falar pessoalmente comigo (ou qualquer outro elemento da CODM) podes sempre passar pela AE já que, segundo a minha mãe qualquer dia devo mudar-me para lá (sic) lolol

    Beijos e Abraços a todos
    André Grenho

    P.S. Belos protocolos! lol Mas deixem lá que os do OSCE de Cirurgia II do 5º ano são deveras piores... Só para animar =P

    By Anonymous Anonymous, at 04 May, 2008 20:00  

  • Na qualidade de:
    Leitor deste Blog,
    Aluno da FML,
    Colega vosso,

    Acho que deviam debater as coisas que correram menos bem, não aqui, num blog não oficial, mas sim junto da AE, lá concerteza o pessoal estará disposto a explicar os porquês dos imprevistos, sim, porque eles acontecem sempre.
    Somos todos adultos e acho que até como futuros médicos deste país o comportamento aqui demosntrado mostra alguma rivalidade e problemas mal resolvidos entre grupos e/ou pessoas da faculdade. Eu até nem fui às Olímpiadas e por isso não posso comentar o que se passou lá, mas acho que deviam valorizar também os aspectos positivos, guardar os bons momentos que são esses que interessam, até porque dentro de 4 anos (pessoal do actual 3.º ano) vão ter saudades desta vida. Vocês tiveram colegas da CODM que trabalharam muito, sim e muitos estão na AE, senão todos, e era a eles que lhes cabia a tarefa de organizar, também é verdade, mas empenharam-se, e o sucesso das olímpiadas não deve ser medido em função dos imprevistos, mas sim na quantidade de bons momentos, tal como um médico não deve medir o seu sucesso em número de pacientes que morrem, mas sim pela quantidade daqueles que cura. Haverá sempre bom e mau, para mim e para todos, e vai dpeender sempre do ponto de vista de cada um. O pessoal que foi às Olímpiadas e que reclama, concerteza aproveitou os bons momentos, mas já começa a ser hábito na FML criticar por criticar, aliás, um bom hábito aqui em terras lusas. O pessoal da CODM nem devia responder aos comentários aqui, e apenas esclarecer aqueles que lá fossem à AE.

    Eu conheço os autores deste blog, pelo tipo de texto e isso, e lidando com essas pessoas na faculdade, dá para perceber quem são e acho que têm posts muito originais e até é bom gozar de vez em quando, mas também é bom não deitar abaixo o trabalho feito pelos outros, principalmente quando é para nós.

    O verdadeiro desafio das olimpiadas deveria ser mesmo unir-nos a todos e não criar conflitos, por aí é que se devia fazer o balanço.

    Não há nada perfeito.

    Divirtam-se, bom estudo, e boa sorte para os exames.

    Um colega vosso que sempre que tem dúvidas, vai a quem de direito lhe pode esclarecer, façam isso também, eles estão lá é para nos orientarem.

    By Anonymous Anonymous, at 04 May, 2008 20:49  

  • Pois é, muito se discutiu e muito se vai discutir, uns dirão k gostaram outros negarão veemente tal facto, mas no fundo, sempre acontecerá isso, uns gostam outros não.
    Fui ás olimpiadas de portimão e fui ás de Cadiz e muito sinceramente, e não criticando ninguém em especial (pois se as votações não foram aldrabadas então nada se pode dizer kuanto ao destino) mas na minha opinião e peço a k todos pensem comigo: se é pra apanha uma borracheira, vomitar até mais não, não dormir, estragar uns pertences alheios, ver gays ou duendes a "dançar", estar perto ou longe das praias e animações... etc, etc, etc, então k paguemos kuase metade do dinheiro, vamos para um sitio mais perto, gastar o dinheiro em portugal... nada mais tenho a dizer, continuem o bom trabalho e deixem-se de café, fruta e bolinhos...

    By Anonymous Anonymous, at 05 May, 2008 22:22  

  • Amen to that

    By Anonymous Anonymous, at 05 May, 2008 23:23  

  • nao podia dizer melhor que o comentario das 22:22.

    By Anonymous Anonymous, at 06 May, 2008 14:08  

  • O André Grenho pinou uma caloira nestas olimpíadas.

    Aleluia.

    By Anonymous Anonymous, at 11 May, 2008 18:23  

  • E o Sócer? e a Pílula?

    By Anonymous Anonymous, at 11 May, 2008 18:24  

  • Redpill: O Grenho não é Gay?

    Saucer: Não, ele acho que andou com uma caloira.

    Redpill: eu tinha papado akele loirinho na boa...

    Saucer: Desculpa?

    Redpill: Nada, nada. Tava aqui a ter pensamentos homosexuais.

    Saucer: Nada de novo, então.

    Redpill: Ya...Sabias que se imprimires uns vouchers da net, tens desconto no Mac?

    Saucer: Fixe...

    Redpill: Ya...

    Leitor Anónimo: Este blog é bué fixe.

    Ya

    By Anonymous Anonymous, at 11 May, 2008 18:27  

Post a Comment

<< Home