Fractura eXposta

Wednesday, April 25, 2007

Candidato nº 3- Carlota

No dia da liberdade a biografia de uma ditadora... Carlota Acetil Coenzima Saldanha veio ao mundo no Outono de 1755. E a expressão “veio ao mundo” dificilmente poderia ser mais literal. No dia em que a terra tremeu e devastou Lisboa, aquele pequeno bebé loiro, como que arrancado das profundezas da terra que rugia, surgiu no local onde hoje se ergue o Hospital de Santa Maria.
A vida em Portugal nunca mais seria a mesma. Da época de ouro dos Descobrimentos, especiarias e ouro passámos para as fugas amedrontadas para o Brasil, as tareias com os franceses (ganhámos a Junot, Soult e Massena mas perdemos com Platini, Blanc e Zidane), as guerrinhas entre irmãos, as revoluções e contrarevoluções, ditaduras e ditadores, apitos dourados e sacos azuis... Alcáceres-Quibir sem fim. Coincidência com a vinda de Carlota ao mundo? É possível... mas muitos asseguram que não.
Muito segura do seu nariz e perseverante, Carlota desde cedo mostrou paixão pela Medicina ( dizem que era uma espécie de fetiche com batas brancas). Contudo, não tinha pais ricos ou médicos o que, à época (e agora...) se afigurava como bastante relevante.
Assim, lavou escadas, trabalhou na Telepizza e na Sala de alunos até chegar ao mundo da noite onde juntamente com Carolina Salgado... [CENSURADO] ....

Mas a vida escreve-se direita por linhas tortas e foi a Bioquímica que permitiu a Carlota chegar aonde sempre sonhara: a faculdade de Medicina (isso e usar batas brancas, o que também conseguiu).
Consolidando a sua carreira da forma habitual (na horizontal...), assumiu as rédeas do Instituto de Bioquímica e foi governando a faculdade com pulso de ferro, guerrilhando com comissões de curso e atemorizando os pobres caloiros que, ano após ano, caem nas suas garras.
Carlota é uma ditadora (e, a julgar pelas últimas modas, isso seria o suficiente para o voto nela). Uma fêmea de raça bovina também. Mas é também uma pessoa de bom coração. A prová-lo estão as demonstrações de solidariedade para com pessoas com deficiências psíquicas ou problemas de dependência graves. Estou obviamente a referir-me a Henrique Sobral do Rosário e ao Professor Martin Martins, respectivamente.
É igualmente uma pessoa com carisma e personalidade. Que marca os alunos. Que será certamente recordada por todos mesmo dentro de muitos anos.
E esperemos que, 250 anos depois, Carlota Saldanha continue a atormentar muitas gerações de caloiros da FML.
Porque, verdadeiramente, a recepção aos futuros médicos não seria a mesma sem ela.
A grande FméLica.

7 Comments:

  • lollo... mt bom, sem duvida sem a carlota a bioquimica n teria piada nenhuma

    By Anonymous Anonymous, at 25 April, 2007 22:45  

  • já tem o meu voto!

    By Anonymous Anonymous, at 25 April, 2007 23:23  

  • lolol brilhante! o meu voto vai para a Dra. Engenheira Carlota!!!

    By Anonymous Anonymous, at 26 April, 2007 16:16  

  • grande carlota... até mandava tirar os dentes da frente só para te lamber melhor o grelo!

    By Anonymous Anonymous, at 27 April, 2007 02:16  

  • +o( (vómito, vómito, vómito...)

    By Anonymous Anonymous, at 01 May, 2007 21:36  

  • brilhante!!voto SIM!!
    =D

    By Anonymous Anonymous, at 03 May, 2007 11:57  

  • Opá...adorei, sinceramente, adorei!!
    Foi esta grande srª drª que me incentivou a estudar bioquímica...ela e as suas secas, que marcam qualquer pessoa que passe por aquele Anfiteatro.
    Pessoalmente estou bastante "feliz" por me esperar mais um aninho de bioquimica leccionado pela nossa grande Carlota Saldanha (desde que não seja o seu fiel seguidor slider man a dar as aulas). Cativou-me, ela. Já viram que incentivo daria ela a estudar bioquímica se não fosse médica??

    By Anonymous Anonymous, at 14 May, 2007 15:19  

Post a Comment

<< Home